world of goo

wogConheci World of Goo no final do ano passado através de um post do Rogério Vicente. Nesse mesmo momento fiz o download da demo e depressa concluí que se tratava de um dos melhores jogos de 2008 e o melhor do género desde Lemmings! Na lista dos melhores jogos do ano passado, elaborada pela Eurogamer, ficou colocado na décima posição. Acabada a demo é impossível não querer jogar o jogo completo e como afirma Jeff Atwood “é um jogo que não merece ser pirateado”. Custa apenas 20 dólares americanos, logo o valor a pagar por cá ronda uma ninharia de 15 euros, quando comparado com a grande maioria dos títulos disponíveis no mercado. Digo uma ninharia porque estamos perante um objecto de culto, uma obra de arte, algo que queremos partilhar com todos e que os nossos futuros filhos um dia joguem e se divirtam tanto quanto nós. E quando digo isto não estou a exagerar, pelo mesmo motivo de que a minha mãe ainda joga apaixonadamente o Supaplex (editado em 1991)! World of Goo não foi feito por uma grande companhia mas sim por apenas duas pessoas, Ron Carmel e Kyle Gabler, com uma paixão que já não é comum neste ramo e transparece em cada pormenor do jogo. Os dois fundaram um pequeno estúdio independente que baptizaram de 2D Boy. O jogo encontra-se disponível nas versões para Windows, Mac e Wii, estando a tão aguardada versão Linux ainda em fase beta. Pessoalmente, já terminei o jogo mas de vez em quando ainda viajo para este maravilhoso e viciante mundo para aperfeiçoar os resultados obtidos nos inúmeros níveis. Sugiro para os que também já acabaram a instalação da GooTool, que permite desenhar novos níveis e jogar alguns novos desafios elaborados por fãs do jogo. Agora é só cruzar todos os dedos que temos e esperar que Ron e Kyle se decidam a lançar o World of Goo 2!

wog_sountrack

Este post foi totalmente elaborado ao som da fabulosa banda sonora de World of Goo. Graças a um artigo de AirDiogo fiquei hoje a saber que Kyle Gabler disponibilizou gratuitamente na sua página oficial as 27 faixas utilizadas no jogo. Para os interessados em fazer o download das mesmas basta que cliquem aqui.

Despeço-me com uma última sugestão. Enquanto escrevia este post descobri e experimentei a demo de Crayon Physics Deluxe, da autoria de Petri Purho, e possui a mesma originalidade e genialidade presente em World of Goo. Experimentem!

wog_header

3 thoughts on “world of goo

  1. Este jogo funciona muitíssimo bem sobre wine. estou a espera da versão Linux para comprar…
    E é uma obra prima desde o humor, gráficos, originalidade, e musica.
    Já há muito tempo que não jogava um jogo, este leva uma forte recomendação da minha parte.

  2. é um must have… mas sem ser através da pilhagem por mares não salgados usando redes que não apanham peixes andando de cais(pier) em(2) cais… (peer) …Aaarrrrgghh!

  3. Pingback: world of goo [versão linux] « n o c t u r n a

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s