ubuntu & kubuntu | windows xp, vista & 7

white_kubuntuOs sistemas operativos indicados no título deste post são os que tenho actualmente instalados nas duas máquinas que possuo. No computador que fica quietinho em casa tenho um arranque duplo, com opção entre o Ubuntu 9.04 e Windows XP. No portátil instalei um arranque triplo entre o Kubuntu 9.04, Windows Vista e 7. Ou seja, desde ontem troquei o Ubuntu do portátil pelo Kubuntu da máquina caseira, e vice-versa. Admito, estou completamente apaixonado pela espantosa versão 4.2 do KDE! Como já referi anteriormente neste espaço, considero o Kubuntu o sistema operativo mais atraente da actualidade, mesmo quando comparado ao poderoso Mac OS X. E é aqui que considero que a Canonical está a falhar um pouco. Dado que o ambiente KDE é visualmente bastante mais apelativo que o do GNOME e está mais que demonstrado que este é um dos factores mais importantes na escolha e adaptação a um novo sistema operativo julgo que a Canonical deveria trocar a atenção que dá ao Ubuntu para o Kubuntu. Após utilizar as versões 9.04 do Ubuntu e Kubuntu, “Jaunty Jackalope”, confirmo, sem quaisquer dúvidas, as palavras já lidas por essa internet fora desde o seu lançamento: trata-se da melhor versão de software livre que existe!

Para quem possui um netbook também pode agora optar pelo interessante Ubuntu 9.04 Netbook Remix.

4 thoughts on “ubuntu & kubuntu | windows xp, vista & 7

  1. O KDE 4.2 é sem dúvida um Ambiente Gráfico poderosíssimo, mas não o troco pela simplicidade do Gnome. Faço um bocado a relação Gnome para Finder (MacOS) e KDE para Aero (Vista). A posição da Canonical pode ter a ver com o mesmo tipo de opinião que a minha.
    Também tenho instalado Ubuntu 9.04 e está realmente uma excelente distribuição, de momento domina no campo do user-friendly (Linux).
    Um pequeno reparo, não é tecnicamente correcto dizer: “sistema operativo Kubuntu”, mas sim distribuição Kubuntu, ou ainda mais correcto Ubuntu+KDE 4.2.

    Ah, uma última coisa, não é ainda possível comparar MacOS a Linux quando se fala em interface, estão a anos luz de distância (com MacOS óbviamente à frente), mas é de frizar que tanto o Gnome como KDE estão num excelente caminho, e a uma velocidade alucinante de desenvolvimento.

  2. @Rui Manuel Martins
    Obrigado pelo comentário e pelo reparo. Eu bem sei que o Kubuntu não é um sistema operativo propriamente dito, contudo julgo que o podemos considerar como tal sendo um dos derivados do Devian, baseado em GNU/Linux. Relativamente à comparação entre KDE e Mac OS X, mesmo sendo um fanboy da Apple, tenho que admitir que esteticamente a última versão do KDE é visualmente superior ao sistema da Apple. Vencendo este último em estabilidade e segurança.

  3. Para mim, o novo kubuntu esta mesmo muito bom, penso que apenas lhe falta o synaptic, a versao do interface para instalar pacotes por defeito deixa um pouco a desejar…
    Em relacao a canonical, concordo que eles deviam investir um pouco mais no kubuntu
    é incompreensivel nao ter um tema , wallpaper , icons, etc, que transmita um pouco a imagem do kubuntu/ubuntu e neste caso o Jaunty…outras distribuições como a mandriva ou opensuse, fazem alteraçoes de modo a que pelo menos se reconheça que é um mandriva ou opensuse…
    eu depois de fazer uma instalaçao de kubuntu a amigos meus, eles so sabem que é kubuntu por causa do usplash, muitos deles quando vem com problemas ate me dizem…
    “aquela cena do kde ta toda lixada, tens que…”
    “adorei aquele efeito do kde, passo horas a bricar com aquilo”
    “como instalo cenas no kde”
    Ninguem me fala em kubuntu..por isso digo que lhe falta um pouco de “personalidade”, o kde tem evoluido bastante, mas devem ser as distribuiçoes a dar-lhe um toque final, transmitir um pouco do espirito da equipa por detras da distribuição…nao é so compilar e criar .deb’s…
    Acho que o Kde tem evoluido bastante e que se esta a tornar uma alternativa muito mais profissional que o gnome(gosto pessoal), penso que o gnome anda um pouco parado a nivel de evoluçao(opiniao)…

    na minha opiniao um utilizador de windows que valorize bastante o aspecto, dificilmente muda para ubuntu, mas muitas vezes muda para kubuntu…é estranho(ou nao) , mas conheco pessoas que depois de ter o ubuntu o instalaram e desinstalaram em pouco tempo e meteram o kubuntu.
    o ubuntu é muito acessivel, mas a nivel de aspecto/tema tem falhado um pouco(sim eu sei do kim / dust …)…mas em contrapartida o novo sistema de avisos esta muito bom(opiniao)….

    a escolha depende de cada um… nem todos gostam do estilo do gnome, outros do kde, enlightnement ,etc…
    é possivel ter um sistema igual ou mais bonito que o leopard … depende da paciencia de cada um em perder algum tempo a procurar/criar esquemas de cores, wallpapers,icons…

  4. Pá é por isto que trabalhamos tanto, mesmo muito. Muito muito obrigado, foi uma luta terrível conseguir fazer e manter-nos fiéis ao plano inicial sem qq tipo de apoio monetário e com dezenas de milhares de horas investidas. O kubuntu está praticamente a usar o kde vanila que é como quem diz sem grandes alterações a aquilo que nos fizemos… A grande aceitação é prova que devemos ter feito a coisa bem …. Hint hint para outras distros que decidiram alterar os defoults kde todos…

    O kde ainda tem um caminho muito longo pela frente, pela minha parte continuo a melhorar a coisa, nestes últimos meses tenho-me esforçado com os detalhes no icon set. Portanto o kde 4.3 para alem do novo tema air poderão ver muito mais polimento no oxygen theme.
    Espero que no 4.4 tenha a animação de todos os elementos do oxygen qt theme pronto….portanto é sempre a evoluir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s