ubuntu netbook remix

O Acer Aspire One (azul safira) da minha menina trouxe como sistema operativo de origem o Linpus Linux Lite, que é baseado em Fedora. Este sistema é muito fraquinho e foi quase de imediato trocado por uma versão bem leve do Windows XP. Mas mesmo sendo a versão mais leve que consegui encontrar não apresentava a rapidez e fluidez que se desejava, algumas vezes abria uma aplicação instantaneamente, outras vezes demorava quase meio minuto para abrir o mesmo programa. Até que saiu o Ubuntu Netbook Remix, baseado na versão 9.04 (Jaunty Jackalope) do conhecido sistema operativo. Decidimos experimentar e posso dizer que superou bastante as expectativas mais optimistas e continua totalmente estável após largos meses de utilização. Para quem possui um netbook e não conhece esta variante do Ubuntu, perfeita para as características destes portáteis, aqui fica a sugestão. Quem ainda não possui um netbook, mas está a pensar em adquirir um em breve, aquele que considero actualmente a melhor opção na relação qualidade/preço (299€) é este Compaq Mini 110.

compaq_mini_110c 

5 thoughts on “ubuntu netbook remix

  1. Uau desconhecia esse netbook, muito menos esse tipo de preço, adorei a dica, muito obrigado… já agora.. eu sei que os netbooks basicamente são para trabalhar (redigir textos, enviar/ler emails), e um eventual passeio pela internet (youtube etc).. Será que dá para algo mais que isso?? quiçá um ripzito cof cof???

    Cumprimentos..
    Thiago Sampaio

  2. Em relação ao Ubuntu Netbook Remix, também o utilizo e estou bastante satisfeito. No entanto, existe uma alternativa bastante fiável, também baseada em Ubuntu que dá pelo nome de Kuki. Experimenta.

  3. @Sergio Marques
    Muito obrigado pela sugestão. Desconhecia o Kuki, mas já fiz o respectivo download e irei experimentar logo que possa através de livecd. Se superar o UNR a troca é feita de imediato. Um abraço!

  4. Viva,

    Eu uso actualmente um ee3pc 1005, já com o Atom N280. Apesar de vir com o XP, já instalei o NBR, no entanto tenho alguns problemas de lentidão com videos flash (youtube, etc), no XP não tem qualquer problema a reproduzir estes videos.

    Isso também acontece?

  5. @Bruno
    Existe de facto esse problema.

    Para o resolveres experimenta:

    Desinstalar o flash. Ir ao site ADobe, transferir o pacote .deb e instalar a versão por eles disponibilizada.
    Depois fazes $ sudo gedit /boot/grub/menu.lst e onde estiver # defoptions adicionas enable_mtrr_cleanup mtrr_spare_reg_nr=1 ficando # defoptions splash quiet enable_mtrr_cleanup mtrr_spare_reg_nr=1 . Grava e reinicia a máquina.
    Penso que assim resolverás o problema.
    Esta solução não é de minha autoria e foi retirada da página de ajuda ubuntu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s