district 9

district9_movieEsta noite vi o tão aguardado e misterioso “District 9”, com estreia marcada nas salas portuguesas no próximo dia 24 de Setembro. Trata-se, simplesmente, de um filme de ficção científica incomparável com qualquer outro do género e o melhor da última década. De um certo ponto de vista podemos começar a comparar esta película com “Cloverfield”, mas rapidamente concluímos que está a léguas deste e consegue atingir uma dimensão que o filme produzido por J.J. Abrams nem sequer sonhou. O filme aborda temas que aparentemente são comuns e actuais, como o racismo, tráfico de armas e exclusão social, de uma forma nunca antes vista, logo permitindo uma visão bastante clara do reflexo do mundo em que vivemos. O facto de não incluir nenhum nome de peso no elenco permite um foco bastante mais rápido e intenso nos acontecimentos que vão sucedendo a uma velocidade completamente alucinante. Para finalizar, julgo ser a primeira vez que seres alienígenas desempenham um papel mais humano que os próprios humanos retratados, não existindo qualquer diferença entre estas personagens e as restantes. Uma pequena mensagem para os meus leitores, não percam este filme por nada deste (ou de outro) mundo!

11 thoughts on “district 9

  1. Já estava curiosa para ver este filme há algum tempo. Contudo, e porque as elevadas expectativas aumentam o risco de desilusão, decidi preparar-me para mais um filme “holliwoodesco de efeitos visuais, muita acção e pouca intensidade emocional”. E devo confessar que este filme foi uma surpresa encantadora. Inicia-se com um registo em tom de documentário, para dar lugar a uma amálgama de ficção/acção e drama. O carácter das personagens desenvolve-se e amadurece ao longo do filme, expondo a reviravolta de sentimentos e empatia que possamos nutrir, quer pelos “Humanos” ou “Não-Humanos”. A personagem atípica de Wikus Van De Merwe, e a sua dualidade de atitudes e moral, brilhantemente interpretada por Sharlto Copley é, na minha humilde opinião, uma lufada de ar fresco contra os estereótipos de heróis deste género de filme. Outro ponto a favor é o simples facto de os ET´s começarem a tirar férias dos EUA. E a localização do continente não poderia ser melhor para este filme – África, seja pelo registo visual mais cru e verdadeiro quer pelas referências históricas implícitas ao racismo, xenofobia, comércio de armas, violência, drama dos refugiados e à manipulação da informação. No fim não pude parar de pensar na actualidade dos temas abordados… e que este foi um dos melhores filmes da minha vida.

  2. Este filme é sem dúvida um dos melhores registos no seu género, por todas as razões já apontadas. É obrigatório ver e apreciar! A brilhante interpretação de Sharlto Copley dá que pensar porque razão se haveria de pagar 20 ou 30 milhões de dólares a um actor de lista A em Hollywood, quando essa quantia foi “apenas” a necessária para produzir este trabalho notável? Fica no ar a dúvida e o desejo de uma sequela a este District-9, até porque há uma promessa por cumprir de Christopher a Wikus, para que este último possa recuperar a sua estrutura genética e regressar à sua vida normal – mas isto, para muitos, já seria uma “lamecha” ao bom estilo de hollywood. Não sabemos se Neil Blomkamp (o realizador) irá nessas cantigas🙂

  3. Genau :
    O roteiro é bem fraquinho, mas os efeitos visuais são de primeira. Nota 7 pro filme. Já vi melhores.

    Pelo visto não viu o filme e postou aqui somente para aparecer.

  4. Filme muito bom sim, n ficou uma ficção puramente heroista, nos levando a uma visão mais critica de nos mesmos e como nos reagimos diante de algumas situações mas concordo com o colega acima, de dar nota 7 pro filme. ficaram lacunas q para o filme ficar realmente bom. deveriam ser citadas.

    oq eles foram fazer la, msmo q so tivessem por acidente, aonde estavam indo?
    20 anos, com aquela tecnologia toda so deles… porque n investiram contra agente?
    se eles se comunicavam conosco, pq n aprendemos nda da tecnologia deles?

    concordo com o fim = transformers… ficou com cara de ter outro… oq eu acho dificil… mas… talvez se tiver… responda a alguma lacuna deixada.

    filme muito bom

  5. Excelente filme. Acabei de vê-lo e ainda estou impactado pelas imagens, pela estória, pelos personagens e, principalmente, pelo ritmo. Este fez-me lembrar Cidade de Deus e Tropa de Elite.

  6. Brilhante…Unico. notavel e fora daquilo a que esta-mos habituados a ver sempre que aparece um filme com Aliens.
    Grande filme, original, actual, aborda alguns dos grandes temas da actualidade de uma forma crua, mas real.
    obrigatorio ver

  7. Muito bom o filme, dentro do género! 8,5
    Pede uma continuação, mas tenho medo que acabem a estragar esta obra prima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s