microsoft exchange, ubuntu, windows e o equilíbrio de nash

Quem acompanha com regularidade a vida deste blogue sabe que sou um feliz utilizador do sistema operativo Ubuntu, actualmente na versão 10.10 (Maverick Meerkat). Contudo, esta situação terá, muito provavelmente, de mudar nos próximos dias. O motivo é unicamente o Microsoft Exchange (versão 2007). Explicando melhor, a empresa onde trabalho sempre utilizou esta solução como a principal aplicação servidora de correio electrónico. Dado que necessito de aceder à minha caixa de correio electrónico quando não estou (de corpo e alma) no interior da empresa é importante utilizar a melhor solução que conheço nesse sentido, o Microsoft Outlook. Sinceramente, estou um pouco farto de alternativas menos práticas, como através do iPod touch ou do Microsoft Outlook Web Access. Gostava de continuar a utilizar o Ubuntu, ou qualquer outra distribuição Linux, mas parece-me que irei regressar brevemente ao Windows 7. Em termos de qualidade, admito que esta última versão do sistema operativo da Microsoft é de longe a melhor de todas, em todos os aspectos. A minha preferência pelo Ubuntu resume-se à própria filosofia inerente a todas as distribuições Linux. Ambos os sistemas operativos são fantásticos. Após largos meses de utilização só não consegui fazer até hoje duas coisas no Ubuntu, uma delas é a situação exposta e a outra é relativa à actualização do iOS. Partilho aqui este dilema pessoal pois gostaria de saber se têm alguma sugestão para este caso. Já experimentei algumas ideias da comunidade através do Evolution, mas até agora nunca funcionou de uma forma tão perfeita como através do Outlook. Declaro aberta a caixa de comentários e informo desde já que o autor da mais simples e prática sugestão irá receber um simbólico presente!

E não vale sugerir uma solução como máquinas virtuais ou algo do género…

10 thoughts on “microsoft exchange, ubuntu, windows e o equilíbrio de nash

  1. Olá. Também eu utilizo Ubuntu no trabalho e tenho que aceder a Exchange. Em 10.04 estava tudo bem, mas os 10.10 desiludiu-me totalmente. E mais, existem imensos bugs abertos por causa disto. Se a Canonical quer que o Ubuntu seja considerado para empresas não devia ter descurado isto como o fez. E como continua a fazer… não arranjando a coisa…
    Não sei que tipo de utilização precisas, eu uso email, global adress List e também recebo e respondo a marcações de reuniões, etc. e tudo funcionava bem em 10.04 com Evolution 2.28. O que tenho lido é que o Evolution 2.30 do 10.10 é uma M#$%&!!! E que no 2.32 já está a coisa solucionada. Eu voltei ao 10.04 e Evolution 2.28, mas talvez já se consiga ter Evolution 2.32 em 10.10… não sei, porque cansei-me e não tenho acompanhado a evolução da situação.

    Resumindo, experimenta fazer downgrade para 10.04 e Evolution 2.28 ou tentar o 11.04 que já tem o Evolution 2.32?

  2. Eu tenho o Microsoft Office 2007 instalado no Fedora via Wine. Funciona bastante bem o word e excel. Não sei especificamente como se comporta com o outlook porque não utilizo.

    A minha empresa é adepta do google apps!🙂

    De qualquer forma, o Thunderbird não dá conta do recado? Pode não estar tão integrado com o exchange como o outlook mas para aceder ao e-mail e descarregar para o PC bem como usar o calendário e talvez mais uma funcionalidade ou outra deve ser suficiente, não?

  3. Não sei se conheces, mas existe o sylpheed, na epoca em que o usei ele era um excelente cliente, com um suporte a PGP excelente.

  4. Fedora + Thunderbird + lightnig + Exchange
    Vista + Thunderbird + lightnig + Exchange

    Funciona tudo, mail, consulta de enderecos no LDAP, Meeting Requests, Taks, etc… Só não funciona boto~es de votaçao

Deixe uma Resposta

