laika

A 4 de Outubro de 1957, a União Soviética lançou, a partir do Centro Espacial de Baikonour, na República do Cazaquistão, o primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik I. Media 58 centímetros de diâmetro , pesava 83,6 quilos e completou a órbita da Terra em 96 minutos e 12 segundos.

A 3 de Novembro do mesmo ano, o Sputnik II foi por sua vez lançado no espaço com êxito. A bordo seguia a cadela Laika, que se tornou a primeira criatura viva a sair da atmosfera da Terra, mas o satélite nunca foi recuperado, e Laika foi assim sacrificada em nome da pesquisa biológica no espaço.

(in The Complete Chronicle of Wold History) @ “Sputnik, Meu Amor”, Haruki Murakami

Após uma ausência de mais de três meses deste espaço decidi hoje voltar a publicar novos conteúdos. Apesar de não ter estado por estes lados as minhas contas do Facebook e Twitter estiveram bem activas. Este blogue merece tempo e dedicação, o que não existiu durante esse período. Durante a próxima semana estarei a gozar uns merecidos dias de férias, logo espero trazer nova vida a este espaço.

O texto que leram em cima encontra-se no início da obra de Murakami e ao lê-lo, durante a tarde de ontem na praia, senti novamente aquela irresistível e algo mágica vontade de partilhar coisas no Nocturna. A triste, mas importante, história da cadela Laika pode ser lida em infinitos locais online ou offline, como aqui. É impossível ficar indiferente ao facto de um dia uma pequena cadela vadia nas ruas de Moscovo ter sido a primeira criatura viva a sair da atmosfera do nosso planeta.

Before the launch, one of the scientists took Laika home to play with his children. In a book chronicling the story of Soviet space medicine, Dr. Vladimir Yazdovsky wrote, “I wanted to do something nice for her. She had so little time left to live.”

Está decidido. A próxima cadela que irei ter será baptizada de Laika.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s